Moradores da localidade de Santos Anjos, em Faxinal do Soturno, fizeram um protesto na tarde de sábado reivindicando explicações sobre uma obra paralisada em uma estrada vicinal. Cerca de 25 pessoas participaram da manifestação que permaneceu no local entre 14h e 15h30min. O acesso está bloqueado há cerca de 10 meses. O problema, segundo os moradores, é que o trajeto aumentou em cinco quilômetros a distância para ir do Interior à cidade. A opção tem sido seguir pela ERS-348 que também está em obras.
Começa a construção da primeira praça de pedágio de Santa Maria
Morador de Santos Anjos desde que nasceu, o taxista Flávio Chelotti, 58 anos, relata que além do tempo maior de deslocamento, as pessoas estão tendo prejuízos financeiros:
- Além de gastar combustível, é toda hora um pneu rasgando porque temos que ir pela ERS-348 onde tem muita pedra solta e estão trabalhando.
Conforme o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria de Logística e Transportes, a pavimentação do acesso a Faxinal do Soturno está em andamento. Nesta semana, após a execução da capa selante, o trecho deve ser liberado para o tráfego. O local permanecerá com sinalização de obra até que seja realizada a pintura da pista, informa o departamento.
O Daer destaca, ainda, que será necessário bloquear o trecho de Faxinal do Soturno ao entroncamento com a ERS-149 para continuidade das atividades nos três quilômetros da rodovia. A expectativa é de que o trânsito seja restabelecido no final de março.
Os serviços na ERS-348 - Ivorá a São João do Polêsine e Acesso a Faxinal do Soturno - estão previstos no Plano de Obras 2021-2022 e contam com aporte de R$ 31.580.880.